Como criar um site com 5 passos SIMPLES

Seja para divulgar e fortalecer a marca da sua empresa ou vender produtos e serviços, um site é o pontapé inicial e um dos principais meios para alcançar bons resultados na internet.

Sumário

Seja para divulgar e fortalecer a marca da sua empresa ou vender produtos e serviços, um site é o pontapé inicial e um dos principais meios para alcançar bons resultados na internet.

Neste artigo você vai aprender como criar um site com 5 passos simples. Primeiro você deve entender os tipos de site que existem, pois isso vai te ajudar muito a definir um objetivo e uma estratégia de marketing e venda para o seu negócio na internet.

Tipos de site

Site Institucional

Utilizado para seus possíveis clientes conhecerem melhor sobre sua empresa e seus serviços. Você pode criar as páginas:

  • Inicial: a página inicial, geralmente chamamos de home page, você deve informar o que a empresa faz, um resumo dos seus serviços, quais o benefícios e porque devem comprar um produto ou contratar um serviço da sua empresa;
  • Sobre: conte uma breve história da empresa, a missão e a visão, se possível com uma linha do tempo bem objetiva, isso vai facilitar para o cliente conhecer bem a sua empresa de forma mais dinâmica;
  • Serviços: Listar os serviços prestados por sua empresa, com maiores detalhes (títulos, descrições e imagens);
  • Portfólio: Exibir os casos de sucesso, serviços realizados e, se possível, com avaliações e depoimentos dos clientes.
  • Contato: Informe todos os seus canais de contato, formulário, e-mail, telefones, whatsapp e redes sociais.

Ou você pode criar todo o site institucional em apenas uma página, caso tenha pouco conteúdo no início. Chamamos de site onepage, onde dividimos os itens citados acima em seções em uma mesma página.

Landing Page

A Landing Page significa página de aterrissagem, que é muito utilizada no marketing digital em estratégias para captura de e-mails dos interessados no produto ou serviço da empresa. Utilizadas também como páginas de venda de cursos online ou venda de um único produto físico, como pílula de emagrecimento ou um novo modelo de celular.

Blog

O Blog é um tipo de site que tem a estrutura para postagens de artigos e notícias. Muito utilizado em portais de notícias e como estratégia de tráfego orgânico. O tráfego orgânico são pessoas que visitam seu blog sem a necessidade de pagar o Google ou outro mecanismo de busca para exibir o seu site ou artigo, apenas com técnicas de otimização (SEO), sua página pode aparecer na tela inicial do Google. O Blog também pode ser adicionado como complemento de um site institucional.

Loja Virtual

Uma Loja Virtual é um tipo de site utilizado para venda de diversos produtos, principalmente físicos, como roupas, calçados, eletrônicos, instrumentos musicais e outros. Para uma boa experiência do seu cliente, uma loja virtual deve ter filtros para busca do produto desejado, detalhes do produto, formas de pagamentos e envio variadas, para atender o máximo de clientes possível.

Como criar um site com 5 passos simples

1. Defina objetivos

Neste passo, você deve definir com clareza qual será o tipo de site que será criado, se vai ser um site institucional, uma landing page, blog ou uma loja virtual. Em seguida, qual será a ação que o visitante deverá executar no site? Pode ser entrar em contato por ligação, pelo whatsapp, por e-mail, fazer algum tipo de cadastro ou comprar direto. Essa é a chamada para ação, que vem do termo em inglês CTA (Call To Action). Aqui você “prepara o terreno” para receber os visitantes e possíveis clientes. São os canais que você vai atendê-los. 

Uma dica poderosa que pode te ajudar a controlar os cadastros dos leads (potenciais clientes interessados) e não perder venda é a ferramenta de marketing da RD Station. Com ela, você pode enviar campanhas de e-mail marketing, integrar com o whatsapp e ter acesso a métricas importantes para auxiliar seu time comercial.

2. Domínio e hospedagem de site

O registro do domínio é o nome da sua empresa na internet, por exemplo: clinicaviverbem.com.br. Em geral, as empresas utilizam o próprio nome. Isso transmite credibilidade e o cliente vai ter certeza que está no site certo. Muita atenção nessa parte, pois você deve verificar a disponibilidade do domínio escolhido. Escolha um nome com, no máximo, quinze caracteres e que não repita muitas letras no meio do nome, para não confundir o cliente.

O serviço de  hospedagem de site, para explicar de forma simples,  é o computador onde os arquivos do seu site ficarão armazenados. Você deve contratar uma empresa de hospedagem de sites, que disponibiliza recursos desses computadores para você instalar seu site.

Utilizo e recomendo a Hostinger, empresa de hospedagem de sites com servidores em diversos países, inclusive no Brasil e que possui um painel administrativo muito intuitivo e fácil de utilizar. Possui planos com contas de e-mails e certificado de segurança (SSL) incluso. Além do suporte que funciona 24 horas, 7 dias da semana, para te ajudar no que precisar.

Importante: Ao contratar a Hospedagem de sites da Hostinger, você ganha o registro do seu DOMÍNIO por um ano!

3. Instale o WordPress

O WordPress, há muitos anos, é a plataforma mais utilizada para criar sites sem a necessidade de digitar códigos. Possui uma grande comunidade de colaboradores e, com isso, proporcionam atualizações e novos recursos, para melhorar a experiência dos usuários e a segurança dos sites.

No painel da Hostinger, clique em “Sites” >> “Adicionar site” >> “WordPress” e siga os passos para instalação do WordPress.

Após a instalação, você será redirecionado para o painel do WordPress e é nele que você cria suas páginas e gerencia todo o conteúdo do seu site.

4. Personalize o Layout

Existem várias formas de personalizar o layout do seu site, pode ser através de um tema do próprio WordPress, comprar um tema específico do seu segmento ou utilizar um plugin de construção de páginas, como o Elementor Pro, por exemplo, que é o mais utilizado hoje em dia, devido a pequena curva de aprendizagem e a forma simples de criação de páginas, através do “arrasta e solta” dos elementos para criar o site, e o melhor, sem a necessidade de saber programação.

5. Divulgue

Pronto! Seu site está preparado para receber seu cliente, agora é só divulgar na internet. Como você pode fazer isso? Com estratégias de Marketing Digital, por exemplo: através de propaganda paga nas redes de pesquisa do Google ou redes sociais. Criar conteúdo no blog e nas suas redes sociais também vai atrair pessoas para o site de forma gratuita, caso não tenha dinheiro para investir no início.

Você aprendeu sobre os tipos de sites e como criar um site com 5 passos simples. Espero ter ajudado!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!